Unisul TV ao vivo

Unisul TV ao vivo
Acompanhe ao vivo a programação da Unisul TV

31 maio 2011

Região do Andrino alcança crescimento urbano e desenvolve o bairro - Série Tubarão 141 anos

Muitas terras de Tubarão - SC que eram destinadas à agricultura hoje estão sendo tomadas por edificações urbanas. Residências, indústrias, comércio. Essa mudança de panorama é o que se vê na região do Andrino, uma das que mais tem crescido nos últimos anos no município. Confira agora na última reportagem que o Câmera Aberta exibe em homenagem aos 141 anos de Tubarão.

Encontro de carros antigos deve atrair amantes do passado

Uma viagem no tempo e na história dos automóveis é o que promete a sétima edição do encontro de carros antigos de Tubarão - SC. O evento aconteceu neste fim de semana, no Farol Shopping.

Frio chega com força na região sul

O frio chegou pra valer na região. A expectativa era que na serra, neste fim de semana, os termômetros marcassem zero grau.

Acadêmicos da Unisul visitam Penitenciária Sul

Durante a manhã da última sexta-feira (27/05), acadêmicos do curso de direito da UNISUL de Içara visitaram a Penitenciária Sul. A visita teve o objetivo de oferecer algo que contribuísse com a ressocialização dos presos.

Seminário encerrou com foco na inovação e empreendedorismo

Encerra sexta-feira (27/05) o Seminário Nacional de Inovação 2011, realizado em Tubarão - SC.

Ciretran fiscaliza veículos que possuem GNV

Um trabalho de fiscalização em veículos que possuem conversão para combustível GNV está sendo realizado em Tubarão e região. Até sexta-feira (27/05), mais de 10 automóveis com irregulares foram notificados. Mas segundo o Ciretran, esse número deve ser ainda maior, já que 70 por cento dos automóveis estão com a documentação pendente


Professsores da rede municipal de Tubarão decidem entrar em greve

Alunos da rede municipal de Tubarão também poderão ficar sem aulas a partir da semana que vem. Professores decidiram em assembléia, na noite de quinta-feira (26/05), paralisar as atividades se o município não se comprometer a pagar o piso nacional da catagoria. Atualmente, eles recebem valor equivalente ao piso, mas somando o salário base a outros benefícios.

30 maio 2011

Tubarão vai sediar 7º Encontro de Carros Antigos

Uma viagem no tempo e na história dos automóveis é o que promete a sétima edição do Encontro de Carros Antigos de Tubarão. O evento acontece no Farol Shopping.

Oficinas: um dos bairros mais antigos e tradicionais de Tubarão é lembrado nos 141 anos do município

Com a cidade de Tubarão completando 141 anos de emancipação político-administrativa, o Câmera Aberta retoma também um pouco da história de um dos bairros tradicionais do município. Oficinas surgiu no início do século passado com a instalação da Ferrovia Teresa Cristina. Em torno dos trilhos, o bairro se desenvolveu e hoje é um dos mais populosos de Tubarão.


Estudantes querem construção de praça no local onde Tubarão teve origem

Tubarão comemorou nessa sexta-feira (27) 141 anos de emanciapação político-administrativa. A data foi lembrada por um ato cívico realizado num local histórico para o município.

Cantor Michel Teló fala sobre apresentação na Feincos 2011

Além da feira de negócios, a Feincos traz uma série de apresentações musicais. Na quinta-feira (26) à noite, a atração foi o cantor Michel Teló, que falou com o repórter Marco Antonio Mendes sobre show em Tubarão.

Estandes da Feincos 2011 oferecem atrações variadas aos visitantes

A Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Tubarão vem recebendo, desde quarta-feira (25), visitantes do município e de outras cidades. Atrações não faltaram no espaço montado para as empresas mostrarem seus negócios e produtos. E o público, é claro, fez questão de aproveitar cada oportunidade.

Inovação no setor produtivo é tema de seminário nacional em Tubarão

Na semana de aniversário de Tubarão, o município foi o centro de uma discussão nacional sobre a aplicação de conhecimentos científicos ao desenvolvimento do setor produtivo e estímulo ao empreendedorismo. O Seminário de Inovação fez parte da programação da Feincos 2011.

Supremo Tribubal Federal emite decisão a favor de Ademir Matos

Em uma coletiva à imprensa na manhã de quinta-feira (26), o ex-prefeito de Braço do Norte Ademir Matos comunicou o resultado da sentença do Supremo Tribubal Federal sobre o caso que o levou a renunciar ao cargo de prefeito, quando venceu às eleições em 2008. Na época, Mattos poderia assumir a prefeitura enquanto o processo tramitasse na Justiça, mas ele preferiu abrir mão do cargo enquanto aguardava a decisão. Uma nova eleição foi realizada no município sem a participação dele. Depois de três anos o Supremo emitiu decisão a favor de Ademir Matos.

Cerca de 50 mil visitantes são esperados para a Feincos 2011

Tubarão deve receber até o fim de semana milhares de visitantes para mais uma edição da Feira da Indústria, Comércio e Serviços. A Feincos 2011 foi aberta oficialmente na noite de quarta-feira (25). Mostrar o potencial econômico da região, prospectar negócios e abrir as portas do município para novos empreendimentos estão entre os objetivos do evento, que ainda vem recheado de atrações culturais.

Livro "Entenda Direito" é lançado na Unisul

Tem mais condição de exigir os próprios direitos aqueles que possuem conhecimento sobre as leis. Como forma de tornar mais acessíveis temas jurídicos, professores e acadêmicos do curso de Direito da Unisul produziram uma série de artigos. Esse material acabou reuniu num livro, que agora está à disposição do público.

Dia do Desafio: Tubarão entrou na disputa com cidade peruana

Em vários países, no dia 25 de maio, milhares de pessoas dedicaram pelo menos 15 minutos à prática de exercícios físicos. A atividade fez parte do Dia do Desafio, uma data em que cidades de mesmo porte concorrem entre si para ver aquela que consegue mobilizar o maior número de pessoas. Tubarão disputou com uma cidade Peruana.

8ª Feincos começa nesta quarta (25) em Tubarão

Um espaço para mostrar o potencial econômico da região, fazer negócios, pensar sobre desenvolvimento e aproveitar bons momentos de lazer. Começa nesta quarta-feira (25), em Tubarão, a oitava edição da Feira da Indústria, Comércio e Serviços, a Feincos 2011.

29 maio 2011

Conheça um pouco mais do bairro Humaitá de Cima - Série 141 anos de Tubarão

Dando sequência a série de reportagens em comemoração aos 141 anos de aniversário de Tubarão - SC. Hoje, uma reportagem especial mostrando um pouco da localidade de Humaitá de Cima. O bairro tem conquistado crescimento pela visibilidade da duplicação da BR-101

Governo faz pagamento a criadores de gado que tiveram rebanho afetado por doenças

Desde segunda-feira, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e da Pesca, realiza o pagamento de indenização a criadores de gado prejudicados com doenças infecciosas no rebanho.

Operação apreende 300 quilos de carne sem procedência

Uma operação desencadeada pelo Ministério Público fiscaliza estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal. Só em um mercado, no bairro São João, os fiscais apreenderam cerca de 300 quilos de carne e derivados

Escola Célia Coelho Cruz ganha projeto para construção da nova quadra

Em breve, alunos da escola Célia Coelho Cruz, no bairro São João, em Tubarão - SC ganharão um novo espaço esportivo. Pelo menos, o primeiro passo já foi dado. Hoje, foi entregue o projeto de reforma da quadra da unidade escolar. O trabalho foi desenvolvido pelo escritorio modelo de arquitetura e urbanismo da UNISUL

Estudantes levam canivete e soco inglês para aula

Numa escola em Tubarão, dois estudantes de oito anos levaram canivete e soco inglês para aula. A direção da unidade afirma que uma discussão ontem com outro aluno pode ter motivado a ação. Os objetos só foram encontrados porque os colegas de classe denunciaram

Feincos 2011 é aberta oficialmente em Tubarão

Um espaço para mostrar o potencial econômico da região, fazer negócios, pensar sobre desenvolvimento e aproveitar bons momentos de lazer. Começa hoje (25.05), em Tubarão - SC, a oitava edição da feira da indústria, comércio e serviços, a FEINCOS 2011 e parece que tudo já está preparado para receber os visitantes. O repórter Marcos Madeira tem as informações.

Santa Catarina registra a primeira apreensão de óxi

Santa Catarina registrou a primeira apreensão de óxi. A droga foi encontrada enterrada no terreno de uma casa em Araranguá

Paralização dos professores segue por tempo indeterminado

Na rede estadual de ensino a paralisação que começou no dia 18 de maio, ainda segue por tempo indeterminado. Neste momento acontece uma nova manifestação no centro de Tubarão - SC.

Projeto da UPA de Tubarão é apresentado em coletiva

O prefeito Manoel Bertoncini falou essa tarde também sobre a aprovação na Caixa Econômica do projeto da Unidade de Pronto Atendimento de Tubarão - SC. A obra,P tão aguardada pelos tubaronenses, agora ganha mais agilidade.

Vereador Caio Tokarski oficializa saída da secretaria de esportes

O vereador de Tubarão, Caio Tokarski, oficializou na tarde de hoje (25.05) a saída do cargo de secretário de cultura e esportes da prefeitura. Caio explicou a imprensa que foi comunicado pelo PMDB, que se não deixasse a pasta, correria o risco de ser expulso do partido, o que prejudicaria o mandato na câmara.

Conheça a história do bairro Vila Moema - Série Tubarão 141 anos

Durante esta semana, que antecede o aniversário de 141 anos de Tubarão - SC, o Câmera Aberta exibe algumas reportagens sobre os bairros da cidade. São curiosidades, histórias de vida, avanços e desafios dessas localidades. Na reportagem de hoje (24.05) , vc vai poder conhecer um pouco mais do bairro Vila Moema. A reportagem é de Marco Antonio Mendes e Jadson Cardozo.

Cadastro para recolhimento do FGTS encerra este mês

Termina nesta quarta-feira (25.05), o prazo para cadastramento dos tubaronenses que têm direito a sacar o FGTS por terem sido afetados pelas cheias de janeiro deste ano.

Docentes voltam às ruas para protestar pelo pagamento do piso

Uma nova assembléia foi realizada hoje (24.05) com professores de Tubarão - SC e municípios vizinhos no ginásio do clube ASES. Depois do encontro, quase mil docentes foram às ruas numa passeata. A greve ainda segue por tempo indeterminado.

Preparativos para Festa do Vinho já começaram em Pedras Grandes

São esperadas novamente milhares de pessoas em mais uma edição da festa do vinho 'Guete', em Pedras Grandes. A festa só será realizada em julho, mas os preparativos já começaram. O evento fortalece o turismo regional e incentiva a cultura italiana.

Consultor da Formula 1 realiza palestra em Tubarão

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão - SC realizou o lançamento de uma palestra que vai tratar de motivação pessoal e que será comandada por um profissional alemão, consultor da Fórmula 1.

Congresso de Teologia em Tubarão reúne milhares de pessoas na Igreja ADI

Durante quatro dias, foi realizado, em Tubarão - SC, o Congresso de Teologia, sociedade e fé. Um dos maiores pensadores cristãos da atualidade, doutor Russel Sheed, ministrou as palestras. Milhares de pessoas de várias partes do Brasil estiverem presentes.

Unisul promove espetáculo de arte e gastronomia

Ontem à tarde (22.05) , os tubaronenses puderam prestigiar um espetáculo diferente, aliando arte e gastronomia. Ao todo, 350 pessoas estiveram presentes no evento.

Professores permanecem em greve após reunião

Terminou sem acordo, a reunião entre professores da rede estadual e o secretario de educação, Marco Tebaldi, na manhã de hoje (23.05) em Florianópolis - SC. Com o impasse, os docentes permanecem em greve por tempo indeterminado.

Funcionária de mercado é baleada após assalto

Um mercado em Tubarão - SC foi assaltado no fim de semana. Por pouco, o crime não termina com uma vítima fatal, já que uma funcionária acabou sendo baleada pelo bandido.

Jovem médica é encontrada morta depois de cair de prédio

O corpo da médica, de 25 anos, Thuany Carvalho Lemos, foi enterrado na manhã de hoje. A jovem morreu ontem pela manhã, em Tubarão - SC, depois de cair de um prédio

Estrutura da Feincos 2011 já está pronta

Os trabalhos de montagem de toda a estrutura da 8ª FEINCOS - Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Tubarão - SC - já começaram. O evento acontece no CECONTU, de 25 à 29 de maio.

Mercado em Tubarão é assaltado e câmeras gravam toda a ação

Um mercado no bairro Passo do Gado foi alvo de um assalto. Dois homens entraram no estabelecimento. Um deles estava armado, as cameras do circuito interno registraram toda ação criminosa.

Votação sobre aumento do salário dos servidores gera polêmica

A votação do projeto de lei que aumenta o salário de servidores municipais de Tubarão - SC gerou nova discussão, ontem à noite, na sessão da câmara.

Professores da APAE fazem manifestação

Professores da APAE de Tubarão - SC também fizeram manifestação pedindo o pagamento do piso salarial.

Ganhador do Ídolos 2010 participa de programa na Unisul TV

O cantor Israel Lucero ganhador do programa idolos 2010, esteve hoje (18.05) na Unisul Tv onde participou da gravação de programa.

Congresso de Teologia em Tubarão recebe Dr. Russel Shedd

Começa amanhã (19.05) em Tubarão-SC o congresso de teologia, sociedade e fé. Um dos maiores pensadores cristãos da atualidade, doutor Russel Sheed, irá ministrar palestras numa igreja evangélica da cidade.

Campanha do Agasalho 2011 arrecada doações

Agora vamos falar de ação voluntária. Quem quiser fazer doações de roupas, calçados e cobertores para a campanha do agasalho 2011 tem só até o dia 27 de maio.

Condições precárias da estrada revolta moradores da localidade de Santiago

Moradores da localidade de Santiago, em Laguna - SC, sofrem há três meses com as condições precárias da estrada. Como consequência, o caminhão responsável pelo recolhimento do lixo não consegue chegar até as residências.



Inovações na produção de palmito são discutidas em encontro

Produtores de palmito realizaram um evento para discutir inovações no setor. O encontro foi realizado na tarde de hoje (18.05), na EPAGRI de Tubarão - SC.

Assembleia regional trata da paralização dos professores

Na tarde de hoje (18.05), uma assembléia regional foi realizada no centro comunitário do bairro Morrotes para tratar dos encaminhamentos da paralisação.

Primeiro caso de dengue é confirmado em Tubarão

O primeiro caso de dengue foi confirmado em Tubarão - SC. A vigilância epidemiológica divulgou que trata-se de uma jovem de 24 anos, que viajou para o pará, no mês de abril

Promotoria solicita fiscalização em escolas sobre possível cobrança para entrega de boletins

Após receber denúncias de alguns pais sobre a cobrança para entrega de boletins dos alunos. A promotoria da infância e juventude recomenda ao estado que fiscalize possível cobrança para entrega de boletins em unidades escolares.

Jovem é preso e polícia troca tiros com bandidos

A Policia Militar prendeu essa tarde (17.05) um jovem acusado de efetuar disparos de arma de fogo na localidade conhecida como Beco da Valdete. Ele foi levado a central de polícia para prestar esclarecimentos. Ainda na noite de ontem, após denúncias também de disparos na área verde, os policiais foram realizar rondas no local e durante uma tentativa de abordagem foram surpreendidos por bandidos armados, houve troca de tiros.

Bombeiros passam por treinamento no Rio Tubarão

O treinamento prático para capacitar bombeiros em operações de resgate em correntezas foi realizado hoje (17.05) no rio Tubarão. Ao todo serão 15 dias de curso

Policiais civis recebem capacitação com arma

Começou hoje (17.05) no clube Caça e Tiro em Tubarão - SC a capacitação de policiais civis. Ações simuladas de abordagem e treinamento com arma estão sendo realizados.

Secretaria de Saúde divulga dados da vacinação contra a gripe

A secretaria de saúde de Tubarão - SC divulgou que mais de 10 mil pessoas estão imunizadas contra a gripe no município.



Unisul trabalha em projeto do hospital veterinário

A UNISUL está concluindo o projeto arquitetônico do hospital veterinário do curso de medicina veterinária. O hospital escola será construído em duas alas, no campus de Tubarão para pequenos animais e na unidade universitária de Braço do Norte para animais de grande porte.



Polícia Civil apresenta dados sobre resolução de crimes

Na contramão da estimativa divulgada pela pesquisa mapas da violência 2011 – que apontou que a cada 50 mil homicídios ocorridos no país por ano, apenas 4 mil (8%) tem o autor (ou autores) descoberto e preso. A polícia civil de Santa Catarina mostra que o trabalho desenvolvido pelos policiais no estado obtém índices de resolução superiores.



Professores de SC organizam paralisação

Boa parte dos alunos de rede estadual deverão ficar sem aulas nesta quarta-feira (11). Professores vão a Florianópolis participar de assembleia para definir os rumos do movimento que tem sido feito para exigir do Estado o pagamento do piso nacional dos docentes.



Projeto da Celesc busca regularizar entradas de energia nas residências de baixa renda

O projeto energia do bem da CELESC quer regularizar as entradas de energia elétrica e adequar instalações residenciais que estejam em condições precárias por meio do fornecimento e instalação gratuita do material para os consumidores de baixa renda. O projeto irá atingir 12 municipios do estado.



Grupo de técnicos vistoria áreas de risco em Tubarão

Um grupo de técnicos da área da saúde que passa por capacitação vistoriou hoje (11.05) áreas de riscos em Tubarão - SC. O objetivo foi avaliar esses locais e elaborar projetos que possam minizar os dados causados principalmentes em dias de chuva.



Aumenta fiscalização aos revendedores de gás de cozinha

Revendedores autorizados de gás de cozinha pedem uma fiscalização mais rigososa em outros locais que vendem o produto de forma clandestina. O corpo de bombeiros é responsável por esse trabalho e deve seguir o cronograma de fiscalização para combater essa prática ilegal.



Lançada mais uma edição da Feagro

Dia 11.05 foi lançada a FEAGRO, considerada a maior feira agropecuaria de exposição de gado Jersey da América do Sul.



Prefeitos da região participam da Marcha a Brasília

Prefeitos de todo o país, participam hoje da décima quarta marcha a Brasília em defesa dos municípios. A presidente Dilma Rousseff estará presente.



Frio chega com força na região sul

O frio chegou à região e deve permanecer durante a semana. As temperaturas ficarão ainda mais baixas no fim do mês. O repórter Marco Antonio Mendes tem as informações.

Jaguaruna promove mais uma edição dos jogos escolares

Com o objetivo de resgatar a prática esportiva entre alunos do municipio, acontece em Jaguaruna - SC mais uma edição dos jogos escolares. Cerca de 500 estudantes devem se envolver na competição.

Polícia Ambiental apreende armas e aves silvestes

A policia militar ambiental, por meio de denúncia, cumpriu um mandado de busca e apreensão em duas residencias e em um sítio na localidade de Riacho de Areias, em Pedras Grandes - SC. Ao todo, 23 armas e 15 aves silvestres foram apreendidas.

Preço da carne tem redução este ano

A boa carne vermelha não pode faltar no prato do brasileiro. A pesar do consumidor pagar um preço alto pelo alimento, mês a mês, os custos vêm perdendo força. De janeiro a abril, já foi registrada queda do produto de quase cinco por cento

Santa Rosa de Lima completa 49 anos

Santa Rosa de Lima completa hoje 49 anos de emancipação politico-administrativa. Uma cidade típica do interior, mas que tem buscado o desenvolvimento por meio do turismo sustentável.



Prefeitura contesta paralisação de professores da rede municipal de Tubarão

Em Tubarão, parte dos professores da rede municipal estava se mobilizando no intuito de paralisar as atividades na quarta-feira (11). Eles já recebem o equivalente ao piso nacional, mas em forma de outros benefícios e pedem que o valor seja garantido como salário base. Mas na manhã de terça-feira (10), em uma reunião entre diretores de escolas e o secretário de educação, Felipe Felisbino, ficou definido que o município não vai aceitar a paralisação.



Valor da gasolina já começa a baixar

Depois de amargar a alta no preço da gasolina, chegando a valores jamais vistos, agora os motoristas podem gastar um pouco menos na bomba já que o preço parece estar baixando.

Enem traz novidades este ano

O ENEM, exame nacional do ensino médio, que acontece todo final de ano trará novidades. Em menos de um ano, duas edições da prova serão realizadas.

Prefeitura de Tubarão solicita maior repasse verbas para Arena Multiuso

A prefeitura de Tubarão - SC solicitou ao governo catarinense uma participação maior no repasse de recursos para construção da Arena Multiuso. Antes, o valor assumido pelo estado era de 6 milhões de reais e agora o pedido é que chegue a quase 10 milhões. O documento deve ser assinado já na próxima terça-feira.

Meta de vacinação da gripe já foi atingida em Tubarão

O governo prorrogou o prazo de vacinação da gripe este ano. Porém, a meta na região já foi atingida, segundo a secretaria regional de saúde, por isso, agora, doentes crônicos e alunos da APAE também poderão receber a dose.

Feira de cães é atração em Tubarão

Uma feira de cães é atração em Tubarão - SC. Quem visitar o pavilhão instalado no centro comercial poderá encontrar filhotes de todos os tipos e para todos os bolsos.

25 maio 2011

Professores não aceitam proposta do governo e mantêm a greve

Sem acordo entre governo e professores na audiência de de segunda-feira (23) à tarde, a greve na educação continua na rede estadual.

Corpo de um homem é encontrado no rio Tubarão

O corpo de um homem foi encontrado na manhã de terça-feira (24), no rio Tubarão.

Governo garante recursos para aslfatamento de acesso ao Balneário Esplanada

Um convênio entre o governo do Estado e a prefeitura de Jaguaruna foi assinado na noite de segunda-feira (23), para a obra de asfaltamento no acesso ao Balneário Esplanada. O governador de Santa Catarina em exercício, Eduardo Pinho Moreira, participou do ato, que teve também a presença de outras lideranças políticas e da própria comunidade. A expectativa é que a obra impulsione o turismo na região.

24 maio 2011

Governador em exercício assina repasse de verbas para o Sul do Estado

Foram assinados hoje (20.05) pelo governador de Santa Catarina em exercício, Eduardo Pinho Moreira, termos de compromisso de repasse de verbas para obras na região. No total são quase seis milhões de reais para investimento na Arena Multiuso, em Tubarão, para a Ciclovia do Trabalhador, em Capivari de Baixo, para a recuperação de diversas rodovias municipais, em Gravatal e para a aquisição de ônibus adaptado à APAE de Tubarão. Já na chegada ao município, Pinho Moreira, foi recebido por professores que protestavam reinvindicando o piso nacional da classe



Evento pretende capacitar classe médica sobre hormônios bioidênticos

Estão abertas as inscrições para um importante evento voltado a classe médica da região. O repórter Marcos Madeira traz mais detalhes deste evento



Grupo Girassol dá apoio a pacientes com câncer

Enfrentar uma doença grave como um câncer por exemplo é sempre uma batalha pela vida, mas o apoio de pessoas pode ajudar nesse processo. Um belo exemplo, vem do grupo Girassol que há 14 anos atua em favor de pacientes vítimas da doença, como mostra a reportagem de Marcos Madeira.

Acidente é registrado em Tubarão com uma pessoa ferida

Um grave acidente de trânsito foi registrado hoje (12.05) em Tubarão - SC por volta das 15h. Além dos danos materiais, uma pessoa ficou ferida.

Protesto pede melhorias em escola de Tubarão

De um lado são professores manifestando insatisfação pelo salário. De outro, pais de alunos reclamando da estrutura de ensino. Durante essa quinta-feira (12.05), foi realizada na escola Martinho Guizzo um protesto pedindo melhorias no local. De acordo com os manifestantes, faltam desde diretor até produtos de limpeza

Edição da Feagro é lançada em Braço do Norte

Dia 11.05 foi lançada a FEAGRO, considerada a maior feira agropecuaria de exposição de gado Jersey da América do Sul.

Projeto do hospital veterinário da UNISUL está em fase de conclusão

A UNISUL está concluindo o projeto arquitetônico do hospital veterinário do curso de medicina veterinária. O hospital escola será construído em duas alas, no campus de Tubarão para pequenos animais e na unidade universitária de Braço do Norte para animais de grande porte.

Mais de 10 mil já foram imunizadas com a gripe

A secretaria de saúde de Tubarão - SC divulgou que mais de 10 mil pessoas estão imunizadas contra a gripe no município.

Projeto da Celesc busca regularizar entradas de energia nas residências de baixa renda

O projeto Energia do Bem da CELESC quer regularizar as entradas de energia elétrica e adequar instalações residenciais que estejam em condições precárias por meio do fornecimento e instalação gratuita do material para os consumidores de baixa renda. O projeto irá atingir 12 municipios do estado.

Santa Rosa de Lima completa 49 anos

Santa Rosa de Lima completa hoje 49 anos de emancipação politico-administrativa. Uma cidade típica do interior, mas que tem buscado o desenvolvimento por meio do turismo sustentável.

Índice aponta número de casos solucionados pela polícia em SC

Na contramão da estimativa divulgada pela pesquisa mapas da violência 2011 – que apontou que a cada 50 mil homicídios ocorridos no país, por ano, apenas 4 mil (8%) tem o autor (ou autores) descoberto e preso. A polícia civil de Santa Catarina mostra que o trabalho desenvolvido pelos policiais no estado obtém índices de resolução superiores.

Profissionais da Defesa Civil recebem capacitação

Ainda falando de defesa civil, é preciso que profissionais de vários setores sejam capacitados para dar respostas rápidas diante de possíveis desastres naturais. Em Tubarão - SC, começou no dia 10.05 um curso com agentes de saúde da AMUREL. O secretário de estado de defesa civil, Geraldo Althoff, também esteve no local.

Prefeitos participam de mais uma edição da Marcha a Brasília

Prefeitos de todo o país, participam hoje da décima quarta marcha a Brasília em defesa dos municípios. A presidente Dilma Rousseff estará presente.

Fiscalização deve aumentar para quem revenda gás de cozinha

Revendedores autorizados de gás de cozinha pedem uma fiscalização mais rigososa em outros locais que vendem o produto de forma clandestina. O corpo de bombeiros é responsável por esse trabalho e deve seguir o cronograma de fiscalização para combater essa prática ilegal.

Grupo de técnicos vistoria áreas de risco em Tubarão

Um grupo de técnicos da área da saúde que passa por capacitação vistoriou hoje (11.05) áreas de riscos em Tubarão - SC. O objetivo foi avaliar esses locais e elaborar projetos que possam minizar os dados causados principalmentes em dias de chuva.

Alunos de Capivari de Baixo recebem visita de professores em casa

Em Capivari de Baixo, professores tiveram um fim de semana diferente. Eles foram encontrar os alunos em casa. Além de conhecer a realidade dos estudantes, puderam ampliar a interação com as famílias.

Greve na educação: professores da rede estadual fazem nova manifestação

Professores de Tubarão fizeram na manhã de segunda-feira (23) uma nova manifestação. A greve em parte da rede estadual de ensino começou na última quarta-feira

Pescaria Brava comemora 154 anos de fundação

O distrito de Pescaria Brava é um dos mais antigos do Brasil. Completou 154 anos de fundação. Na solenidade de aniversário, a comunidade falou de expectativas para as eleições do ano que vem, já que a localidade foi emancipada.

Jovem morre após cair de prédio em Tubarão

Uma jovem de 25 anos morreu no domingo (22) pela manhã, em Tubarão, depois de cair de um prédio de doze andares. Ela era filha do vereador Dionísio Bressan Lemos.

Incêndio destrói galpão de empresa em São Ludgero

Um incêndio que durou cerca de 12 horas destruiu o galpão de uma empresa de São Ludgero. Bombeiros de dez cidades trabalharam para conter as chamas.

Tubarão registra sexto homicídio de 2011

Mais um homicídio foi registrado em Tubarão no fim de semana. É o sexto este ano no município.

Projeto educacional integra escolas e famílias de Capivari de Baixo

Professores, diretores de escolas e profissionais da secretaria municipal de Educação e Cultura de Capivari de Baixo percorrerão vários bairros do município, onde farão visitas às casas dos estudantes. A ideia é integrar família e escola.

Educação: greve de professores pode atingir rede municipal de Tubarão

Professores da rede municipal de Tubarão também poderão entrar em greve dentro de uma semana se não houver acordo para pagamento do piso da categoria como salário base. Na rede estadual, parte dos professores já está paralisada desde quarta-feira.


Cheias em Tubarão: FGTS será liberado a quem entregar documentação até 25 de maio

Encerra na próxima quarta-feira, dia 25, o período para que os proprietários de residências atingidas pelas cheias de janeiro, em Tubarão, encaminhem a documentação necessária para retirada do FGTS. Quem perder o prazo ficará sem o benefício.

Pinho Moreira assina termos de compromisso para obras na região

O governador de Santa Catarina em exercício, Eduardo Pinho Moreira, esteve nessa sexta-feira (20), em Tubarão. Em reunião com lideranças políticas e empresariais, ele garantiu o repasse de verbas para obras em municípios da região.

20 maio 2011

Laguna em Três Cliques: vencedores do concurso são anunciados

Foram conhecidos na noite de terça-feira (17) os vencedores do concurso fotográfico "Laguna em Três Cliques". Usando técnica e sensibilidade eles registraram os encantos da cidade.

Exposição comemora dia de luta contra preconceito a pacientes com transtornos mentais

Dezoito de maio é o dia nacional de luta por um tratamento mais humano ao portador de transtorno mental. Em comemoração à data, uma exposição foi montada com trabalhos de pacientes atendidos na rede pública municipal de Saúde de Tubarão.

Programa Farmácia Popular tem novos medicamentos

Cinco novos medicamentos entram na lista de distribuição do programa Farmácia Popular. Entre os itens, um será destribuído gratuitamente e os demais terão desconto de 90%.

Professores da rede estadual iniciam greve

Depois de não conseguirem acordo com o governo catarinense, professores da rede estadual já começaram a paralisar as atividades. A greve ainda não atinge todas as escolas e turmas.

Vacina contra gripe é liberada a pacientes com doença crônica

Desde 16 de maio, a vacina contra a gripe está liberada para outros grupos, sobretudo aos pacientes com doenças crônicas. O problema é que não há doses para que todos sejam imunizados.

Estudantes de Medicina realizam Dia do Abraço Grátis

Um gesto simples, mas carregado de significados. O abraço revela sentimentos, transmite emoções. É possível até dizer que quando o coração está aquecido, a saúde também ganha um reforço. Pensando nisso e com a ideia de estimular o afeto por meio da doação mútua de carinho, estudantes de Medicina da Unisul realizaram uma atividade especial no centro de Tubarão.

Rotary Club Tubarão Luz promove casamento comunitário

Dezoito casais puderam realizar o sonho de formalizar a união em Tubarão. O casamento comunitário fez parte da sexta edição do projeto Ação Luz. Além de proporcinar um dia de muita emoção, o evento ofereceu uma série de serviços gratuitos.

Coleta seletiva exige mais cuidado na separação de resíduos

Quase todo mundo reconhece a importância de reciclar o lixo. Muitos já colaboram com esse trabalho em favor do meio ambiente, mas mesmo entre aqueles que praticam a reciclagem, nem todos têm os devidos cuidados na hora de separar os resíduos. Em Tubarão, cresceu bastante o percentual da população que participa da coleta seletiva, mas ainda é possível melhorar, inclusive o modo de separar o lixo.

Justiça determina fechamento do comércio de Gravatal em domingos de feriado

Uma decisão judicial determina que as lojas de Gravatal não devem abrir nos domingos quando esse dia da semana coincidir com feriado. Mas a prefeitura não concorda, já que o turismo é uma das atividades principais do município.

Unisul realiza Semana da Enfermagem

Para comemorar o Dia do Enfermeiro, lembrado em 12 de maio, a Unisul promoveu a Semana da Enfermagem. Na manhã do dia 13 de maio, acadêmicos e profissionais se encontraram para falar de inovação e ética na profissão, mas um assunto que também tem pautado as reuniões da categoria é a redução da jornada de trabalho.

Crise na escola Martinho Ghizzo: secretário regional afirma que vai tomar providências

Na manhã do dia 13 de maio, equipe de reportagem da Unisul TV procurou saber do secretário de Desenvolvimento Regional, Haroldo Silva, que providências podem ser tomadas diante do caso da escola Martinho Ghizzo, que está sem diretor.

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

A campanha nacional de vacinação contra a gripe sazonal, que estava prevista para encerrar em 13 de maio, vai se estender até a sexta-feira que vem, dia 20 de maio. Por enquanto, 55,97% do público-alvo foi imunizado no país.

Vereadores e CDL discutem projetos para a aumentar segurança em Tubarão

A segurança em Tubarão foi tema de dois eventos. Na sessão da Câmara, os vereadores receberam o secretário municipal de Segurança e Patrimônio, Carlos Eduardo de Bona Portão, para apresentar os projetos da pasta, diante das mudanças com a reforma administrativa. Um dos principais assuntos girou em torno dos trabalhos da Guarda Municipal, já a Câmara de Dirigentes Lojistas promoveu uma reunião para instruir os comerciantes sobre formas de se prevenir contra a criminalidade que tem aumentado no município.


Jantar festivo comemora os 25 anos do Show do Rádio

A rádio Tubá é a mais antiga de Tubarão e um dos programas da emissora já vai completar 25 anos. É o Show do Rádio. Na sexta-feira (13), os apresentadores Paulo Garcia e Vera Mendonça comemoram a trajetória com jantar-show. A banda The Fevers vai animar o evento.

Cadastramento para retirada de recursos do FGTS vai até 25 de maio

Começou o cadastramento das famílias que poderão retirar recursos do FGTS, porque foram atingidas pelas cheias do início do ano em Tubarão. O atendimento segue até o dia 25 de maio e é importante que os beneficiados não percam o prazo porque não haverá prorrogação.

Comissão constata que filhos de nômades estão em escolas

Crianças filhas de nômades acampados em Tubarão estão frequentando escolas. Pelo menos é o que constatou a comissão responsável por tratar dessa questão no município. Queixas da população e de comerciantes de que esses visitantes estariam perturbando o sossego e até agindo com violência em alguns casos obrigaram a tomada de providências urgentes. Como, por lei, não se pode vetar a ninguém o direito de ir e vir, exigiu-se dos nômades o cumprimento de alguns deveres, a começar pela retirada das crianças das ruas, matriculando-as em unidades de ensino.

Unisul TV recebe autorização para implantar repetidora em Laguna

Uma boa notícia aos telespectadores da Unisul TV. A emissora educativa, com sede em Tubarão, agora está liberada a implantar a primeira repetidora em Laguna.

Famílias atingidas pelas cheias fazem cadastramento para retirar FGTS

A partir de 12 de maio, famílias de Tubarão atingidas pelas cheias do mês de janeiro começaram o cadastramento para retirar recursos do FGTS.

Secretário da Defesa Civil do estado fala sobre a redragagem do Rio Tubarão

Na manhã do dia 10/05 o Secretário de Estado de Defesa Civil, Geraldo Althoff também participou, aqui na emissora, do programa A Cidade na Tv. Entre outros assuntos, falou do modo como pretende atuar frente à secretaria de defesa civil, comentou sobre a redragagem do rio Tubarão e ainda sobre a saída do democratas para o PSD.

Prefeitura de Tubarão não aceita paralisação dos professores

Esse movimento tem repercussão também nos municípios. Em Tubarão - SC, parte dos professores estava se mobilizando no intuito de paralisar as atividades amanhã. Eles já recebem o equivalente ao piso nacional, mas em forma de outros benefícios e pedem que o valor seja garantido como salário base. Mas hoje pela manhã (10.05), em uma reunião entre diretores de escolas, o secretário de educação, Felipe Felisbino, e o prefeito Manoel Bertoncini, ficou definido que o município não vai aceitar a paralisação.

Professores estaduais vão a Florianópolis exigir pagamento do piso nacional

Boa parte dos alunos de rede estadual deverão ficar sem aulas amanhã (11.05). Professores vão a Florianópolis - SC participar de assembleia para definir os rumos do movimento que tem sido feito para exigir do estado o pagamento do piso nacional dos docentes.

Expectativa que a safra da tainha 2011, seja melhor do que a do ano passado

O excesso de chuvas e as temperaturas amenas afastaram os cardumes de tainhas do litoral catarinense na safra do ano passado. Para 2011, a expectativa é de que o tempo colabore e a soma de peixes seja maior.

Dia das mães confirma data de maior movimento no comércio em Tubarão

Em Tubarão - SC, a segunda data de maior movimento no comércio se confirmou no último fim de semana. Além das atrações do dia D das mães, as lojas receberam milhares de clientes. A programação também contou com apresentações musicais comandadas pela caravana do programa Canta Viola Sul.

Professores estaduais poderão entrar em greve

Os professores da rede pública de Santa Catarina poderão entrar em greve neste mês. A decisão poderá ser confirmada na assembléia estadual da categoria marcada para esta quarta-feira (11.05), em Florianópolis. O encontro deve contar também com a participação de profissionais de ensino de Tubarão e região. A repórter Manuela Prá tem mais informações sobre esse assunto.

Biblioteca da Unisul conta com mais de 65 mil títulos e 159 mil exemplares em Tubarão

Com mais de 65 mil titulos e quase 159 mil exemplares, entre livros, revistas, jornais e material audiovisual, a biblioteca universitária UNISUL é hoje um dos principais centros de conhecimento do sul catarinense. Disponível para acadêmicos da universidade e também para consultas da comunidade externa, o espaço reúne desde obras clássicas aos lançamentos das mais diversas áreas e além de todo esse material, a biblioteca ainda oferece serviços para que o usuário possa usufruir melhor do acervo. Nossa equipe acompanhou uma visita orientada a esse universo de conhecimento.

Secretário de meio ambiente e urbanismo de Tubarão, fala sobre projeto de revitalização do Rio Seco

Dando sequencia a serie de entrevistas com gestores municipais sobre o aniversário de Tubarão - SC, o convidado de hoje (19.05) no programa A Cidade na TV foi o secretário de meio ambiente e urbanismo, Carlos Ghislandi. Entre os assuntos comentados estão o projeto de revitalização do rio da madre e os trabalhos de fiscalização com a nova configuração administrativa da secretaria.

Alunos protestam pedindo ao governo que atenda as reeividicações dos professores

Depois de professores da rede estadual começarem um movimento de greve, agora alunos também decidiram apoiar o movimento. Na Escola Jovem, os estudantes fizeram uma manifestação nessa manhã (19.05) pedindo que o governo atenda a reivindicação dos professores e pague o piso nacional da categoria.

STF decide em favor da união homoafetiva

Os casais homossexuais podem ser incluídos no regime jurídico de união estável. A decisão do Supremo Tribunal Federal ganhou destaque em todo Brasil e também já divide opiniões. Como você confere na reportagem de Marcos Madeira.

19 maio 2011

Paella Gospel: festa animada sem bebida alcoólica

Para ser animada, uma grande festa precisa ser regada a bebida alcoólica, certo? Errado. Quem participou da Paella Gospel no dia 7 de maio, comprovou que é possível, sim, curtir momentos muito agradáveis com boa comida e música.

Surfistas desafiam ondas gigantes da Laje da Jagua

Ondas gigantes fizeram a alegria de surfistas que encararam o mar de Jaguaruna. A famosa Laje da Jagua proporciona uma das maiores e mais pesadas ondas da América do Sul.

Secretaria de Saúde de Tubarão apoia campanha contra homofobia

O Dia D também manteve os tradicionais atendimentos em saúde. Mas nessa edição, duas ações tiveram destaque: a vacinação contra a gripe e o lançamento da campanha contra a homofobia.

Lojas de Tubarão ficaram lotadas com as vendas do Dia das Mães

A segunda data de maior movimento no comércio se confirmou no último fim de semana em Tubarão. Além das atrações do dia D das Mães, as lojas receberam milhares de clientes.

Milhares de eleitores de SC têm títulos cancelados

Mais de 31 mil títulos eleitorais foram cancelados em Santa Catarina.

Contabilistas de Tubarão apresentam sugestão sobre a reforma tributária brasileira

Diminuir a carga de impostos é a meta da reforma tributária que vem sendo debatida há anos no Brasil. A ideia básica é simplificar o sistema de modo que todos paguem menos e aumente o número de contribuintes. Profissionais de contabilidade de Tubarão também apresentaram sugestões à reforma. O assunto entrou em pauta na reunião entre membros do Sindicato dos Contabilistas e o presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, Edinho Bez.

Alunos do Henrique Fontes prestam homenagens às mães

Em maio, o que não faltam são homenagens para as mães. Alunos do colégio Henrique Fontes fizeram para elas uma série de apresentações.

Irregularidades no CIP de Tubarão podem gerar multa a gestores do Estado

O prédio onde funciona o Centro de Internamento Provisório de Tubarão (CIP) não tem estrutura adequada para abrigar menores em conflito com a lei. Lá também só poderiam estar adolescentes infratores provisoriamente, como o próprio nome do espaço já deixa claro, mas não é o que acontece. Depois de constatar essas irregularidades, em uma vistoria no ano passado, a promotoria de Infância e Juventude exigiu providências do Estado. A Justiça determinou prazos, mas o governo não cumpriu. Agora, representantes da secretaria de Cidadania e Justiça poderão ser multados.

Praça de São Cristóvão é alvo de vândalos

Patrimônio comunitário destruído. Vândalos quebraram bancos da praça da igreja do bairro São Cristóvão, em Tubarão.

Projeto de inclusão digital beneficia crianças do bairro Passagem

A tecnologia tem sido uma das ferramentas que mais inovação tem trazido ao ensino. E, hoje, o conhecimento básico de informática é necessário a quase todas as profissões. Além disso, o contato com o computador tem ainda o caráter de inclusão. Em Tubarão, um projeto social desenvolvido em parceria com a Unisul tem oferecido essa oportunidade a crianças e adolescentes do bairro Passagem.

Conselho Nacional de Educação estuda mudanças no currículo e na grade horária das escolas

Que é preciso melhorar a educação no Brasil, todos concordam. O que tem faltado são ações efetivas para mudar a realidade das escolas, principalmente, as públicas. Agora, o Conselho Nacional discute propostas que podem repercutir tanto no currículo quanto na grade horária. Com as mudanças, podem ser incluídas novas disciplinas voltadas à realidade de cada região. Já a revisão no horário pretende tornar as aulas menos cansativas.

PM comemora 176 anos de atuação em SC

Várias solenidades marcaram o aniversário de 176 anos da Polícia Militar em Santa Catarina, no dia 5 de maio. Em Tubarão, o comando da 8ª Região homenageou soldados e pessoas da comunidade no 5º Batalhão da Polícia.

Unisul promove Seminário de Medicina Veterinária

Instruir e interagir com profissionais e acadêmicos da área de medicina veterinária. Com este objetivo foi realizado no dia 5 de maio o Seminário de Medicina Veterinária da Unisul.

Projeto social no bairro Oficinas aproxima crianças e adultos da música

Mais de vinte aprendizes fazem parte da escola de música Oficinas. Crianças e adultos se encontram três vezes por semana para aprender a tocar um instrumento musical. A idéia surgiu para tirar principalmente as crianças e os adolescentes da ociosidade.

Curso ensina pais a cuidar da dentição das crianças

O cuidado com a saúde dos dentes deve iniciar muito cedo, já no primeiro ano de vida. E para as crianças, a melhor lição é o exemplo dos pais.

Obra de drenagem vai beneficiar comunidade do Taió

Deve ficar pronta em poucos meses a obra de drenagem numa das áreas habitacionais mais críticas de Tubarão, a comunidade do morro do Taió.



Comunidades se unem para pensar em ações de combate à violência em Tubarão

Moradores de muitos bairros de Tubarão já perceberam que só os órgãos oficiais de segurança não dão conta de impedir o crescimento da violência. É preciso também o envolvimento da população. Os conselhos de segurança comunitários têm sido uma alternativa para que se combatam as causas da criminalidade. No dia 4 de maio, um grupo se reuniu para discutir com as polícias Civil e Militar formas de reduzir a violência na região da margem esquerda.



Campanha contra violência sexual infantil é lançada em Braço do Norte

Nessa quarta-feira (18), o Brasil se mobilizou contra a violência e exploração sexual infanto-juvenil. Esse tipo de campanha se mostra cada vez mais necessário. Só no ano passado, o Disque 100, serviço que atende aos casos, recebeu mais de 30 mil denúncias, média de 84 por dia. Neste ano, o índice está ainda mais elevado, 129 denúncias por dia. E é bom lembrar que a maioria das ocorrências não é denunciada e não aparece nas estatísticas. Aqui na região, os municípios realizam ações especiais alusivas à data. Em Braço do Norte, o trabalho é desenvolvido durante toda a semana. A abertura das atividades aconteceu na segunda-feira (16) à noite, na sessão da Câmara de Vereadores.

12 maio 2011

Vereadores questionam liberação de mais pontos de táxi em Gravatal

O município de Gravatal tem cerca de onze mil habitantes, um número pequeno, se comparado à quantidade de pontos de táxis autorizados em lei. São mais de 60. Essa desproporção levou vereadores do município a questionar a liberação de novos pontos.